Fan page espaço vida
WhatsApp: 9 8911-7774 contato@espacovidabh.com.br

Milene Magalhães

Uma das principais dúvidas dos nossos clientes é se melasma tem cura. Quem nunca sofreu com o surgimento de manchas escurecidas no rosto, pode não imaginar como o melasma afeta em cheio a autoestima e torna a aparência da pele feia e envelhecida. Mas com bons tratamentos estéticos é possível remover sim curar o melasma.

O melasma é um problema de hiperpigmentação muito frequente na região do rosto, mas  que pode surgir em outras partes do corpo.

Ele está associado à deposição de uma quantidade maior de melanina – responsável por proteger a pele contra os danos causados pela radiação da luz solar. Ele provoca manchas de formato irregular em tons de marrom escuro ou acinzentadas e de tamanhos variados. 

O melasma é mais comum em mulheres que têm entre 20 a 50 anos e pode estar associado a problemas hormonais. 

Tipos de melasma

De acordo com o tipo de mancha, o melasma é classificado da seguinte maneira: 

  • Epidérmico – tem grande concentração de melanina na epiderme e é causado por fatores externos como sol, luzes brancas, etc;
  • Dérmico – as lesões atingem as camadas intermediárias da pele;
  • Misto – atinge todas as camadas da pele, das superficiais às mais profundas. 

Não existe uma única causa para o melasma, o que temos são fatores que podem facilitar o surgimento dele, principalmente em mulheres em idade reprodutiva.

Causas mais frequentes do melasma: 

  • Exposição aos raios solares sem a devida proteção;
  • Uso de anticoncepcionais orais e hormônios femininos para reposição hormonal;
  • Alterações hormonais da gravidez que atuam na atividade dos melanócitos;
  • Alteração da tireoide;
  • Alguns medicamentos. 

Como ainda não se identificou uma causa específica do melasma, a indicação é que as pessoas evitem a exposição ao sol sem o uso do protetor solar. Outra indicação é o uso do protetor facial em ambientes fechados que possuam lâmpadas de luz branca que são prejudiciais para a pele. 

O melasma é um problema crônico, por isso não deixe de proteger sua pele e evitar fatores que possam piorar o aspecto das manchas. 

Se você deseja curar o melasma e manter sua pele sempre linda e sem manchas, venha conhecer os protocolos da Espaço Vida que vão  livrar você do melasma.