fbpx
(31) 3375 - 7774 / WhatsApp: 98911 – 7774 contato@espacovidabh.com.br

Nutricionista

Mudar não é fácil, mas quando você percebe os resultados
nada te faz parar.

Nutrição Funcional é uma área da nutrição que tem uma visão especial sobre o equilíbrio do indivíduo. Se nosso corpo estiver em pleno funcionamento e recebendo os nutrientes corretos iremos tratar e prevenir desordens crônicas que geram boa parte das doenças. Obviamente que nosso organismo é muito complexo e este equilíbrio não se dá apenas com a alimentação, apesar de seu papel protagonista a alimentação é um dos fatores que se soma a atividade física, qualidade do sono, alterações emocionais e muitos outros e o resultado final é o funcionamento desta grande e complexa máquina chamada corpo humano.

Individualidade Bioquímica

Todo ser humano é único e não só pelas impressões digitais. Nosso organismo é formado por trilhões de células com necessidades específicas de nutrientes em doses variáveis, de acordo com o conjunto de fatores genéticos, fisiológicos e bioquímicos individuais. Através da Nutrição Funcional, é possível identificar sintomas e características de cada paciente e relacioná-los a situações de carência ou excesso de determinados nutrientes.

Foco no Paciente (e não na doença)

A Nutrição funcional irá buscar as causas das desordens apresentadas e a consequência será continuamente uma melhora da qualidade de vida como todo. A intervenção é estruturada considerando-se as interconexões entre os sistemas orgânicos (e a influencia de fatores exógenos, antecedentes familiares, rotina diária, e uso de medicamentos).

Equilíbrio Nutricional

Cada alimento que ingerimos (considerando a origem do alimento, forma química, forma de preparo e forma de conservação) vai interagir com o organismo e com outros alimentos ingeridos. Garantir que estas interações sejam positivas e proporcionem bem- estar e equilíbrio no corpo humano são o que se busca com a nutrição funcional. O nutriente tem que estar na hora certa, no lugar certo, na quantidade correta para proporcionar seu melhor aproveitamento e consequente benefício para o corpo.

Saúde como vitalidade Positiva

Não estar doente não significa estar saudável. Saudável é ter o corpo em pleno funcionamento, ter disposição, não expor o organismo a fatores estressantes, buscar equilíbrio e estar feliz. Assim a intervenção nutricional tem o objetivo de modular os desequilíbrios existentes para restabelecer a relação positiva entre todos os sistemas, atingindo a saúde de forma plena, ou seja, com vitalidade positiva.

Inter-Relações metabólicas

Todas as funções fisiológicas de nosso corpo estão relacionadas. O nutricionista funcional organiza estas relações em uma teia (ferramenta que permite a identificação dos desequilíbrios metabólicos associados as condições clinicas apresentadas pelo paciente). Desta forma é possível relacionar e analisar os desequilíbrios nutricionais e sua relação com disfunções imunológicas e inflamações, estresse oxidativo e metabolismo energético, alterações gastrointestinais, desequilíbrios estruturais, problemas na detoxificação, interação corpo-mente e disfunções neuroendócrinas.

A saúde é conservada pelo conhecimento e observação do próprio corpo - Cícero

Fale conosco, tire suas dúvidas!