Pilates

Une o corpo e a mente, aliando a atividade física ao relaxamento mental.

O Pilates é um método de exercício físico e alongamento que utiliza o peso do próprio corpo na sua execução. É uma técnica de reeducação do movimento que visa trabalhar o corpo todo, trazendo equilíbrio muscular e mental.

Ele trabalha vários grupos musculares ao mesmo tempo, através de movimentos suaves e contínuos, com ênfase na concentração, no fortalecimento e na estabilização dos músculos centrais do corpo (abdômen, coluna e pelve).

O Pilates mistura um treino de força e flexibilidade que ajuda a melhorar a postura, alongar e tonificar os músculos sem exageros. Os exercícios focam na qualidade dos movimentos, ao invés da quantidade, deixando o praticante revigorado após a prática. Todo o método está baseado em seis princípios que pretendem devolver ao homem uma movimentação mais espontânea e consciente: o centro de força (core), a concentração, o controle, a fluidez de movimento, a precisão e a respiração.

A técnica prioriza o equilíbrio, assim nenhum grupo muscular fica sobrecarregado e o corpo trabalha de forma mais eficiente qualquer movimento, desde atividades do dia a dia até a prática esportiva. Os exercícios de Pilates podem ser feitos no solo, com o auxílio de acessórios, ou em equipamentos, como o “Reformer”, o “Cadillac” e a “Chair”.

As aulas de Pilates da Espaço Vida tem duração de 55 minutos, em turmas de até no máximo
quatro alunos. O objetivo de trabalhar força, flexibilidade e equilíbrio, desenvolvendo um treino horariomais funcional e proprioceptivo. Utiliza tanto os exercícios de solo clássico quanto os aparelhos (reformer, cadeiras e prancha de molas). Agende uma aula experimental e conheça a nossa estrutura!

Dúvidas frequentes

Quais são os fundamentos do método Pilates?

É um método de condicionamento físico e mental criado pelo Alemão Joseph Pilates. Ele é fundamentado numa teoria científica e filosofia holística, e é baseado em 6 princípios: concentração, centralização, controle, respiração, precisão e fluidez.

O que se deve esperar ao praticar Pilates? Que mudanças não mais viáveis ao corpo? Em quanto tempo elas aparecem?

O fortalecimento da musculatura abdominal e o alongamento da cadeia muscular posterior que juntos levam a uma reorganização do corpo, melhor posicionamento do quadril e da coluna e a uma nova organização postural.

As mudanças mais visíveis são: pescoço mais alongado, cintura mais afinada, parede abdominal firme e plana, pernas e braços tonificados e uma correção postural o que promove melhoras no aspecto estético e funcional dando mais energia e disposição ao praticante.
Os resultados começam a aparecer após 15 sessões, 2 vezes por semana.

Praticar pilates emagrece? Ou apenas tonifica o corpo?

O Pilates também ajuda a emagrecer principalmente quando acompanhado de uma dieta apropriada para a pessoa e prática de hábitos saudáveis. Ele promove um melhor funcionamento dos órgãos internos e do metabolismo favorecendo a desintoxicação e higienização do corpo queimando gorduras, diminuindo o percentual de gordura visceral e também o controle da vontade de comer preocupando-se mais pela qualidade do alimento do que pela quantidade.

Ao final de uma aula de pilates, podemos dizer que o praticante ficou mais relaxado ou cansado?

Após uma boa aula de Pilates a pessoa sente-se com mais vigor e energia, sentindo que trabalhou intensamente cada parte do seu corpo sem chegar à exaustão e assumindo no final de uma aula uma atitude positiva com uma melhor postura, sem rigidez ou descontrole.

Pilates é a completa cordenação do corpo, mente e espírito - Joseph Pilates

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